Brincar é consumir? A midiatização da brincadeira infantil na plataforma Roblox

Autores

  • Karla de Melo Alves Meira Universidade de São Paulo
  • Daniel D. Zimmermann

Palavras-chave:

Consumo, Brincar na Roblox, Midiatização

Resumo

Este artigo analisa a midiatização do brincar na plataforma digital Roblox pela inserção de estratégias publicitárias e de consumo infantil. O objetivo é compreender como a cultura do consumo e as lógicas publicitárias estruturam as práticas mediadas pelo digital. A metodologia foi pesquisa bibliográfica e exploratória, além de observação direta e intencional na Roblox para aprofundar a análise do fenômeno no seu contexto real, explorando seus gradientes de consumo. Os principais resultados indicam que o brincar na Roblox está imerso em dinâmicas de consumo material, simbólico e midiático pela midiatização profunda do brincar, em que consumir e brincar se confundem. Pesquisas futuras apontam para observação etnográfica nos lares  com entrevistas para compreender as mediações e da midiatização e o consumo no brincar.

Biografia do Autor

  • Karla de Melo Alves Meira, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo – PPGCOM ECA/USP. Bolsista nível doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES ) - Brasil (2022-2026). Professora conferencista na disciplina Comunicação Digital e Novas Mídias no curso de graduação de Relações Públicas da Universidade de São Paulo (USP) (2021). Pesquisadora do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo / Universidade de São Paulo.

    E-mail: meira.karla@usp.br

    https://orcid.org/0000-0002-2345-5927

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

de Melo Alves Meira, K., & Zimmermann, D. D. (2025). Brincar é consumir? A midiatização da brincadeira infantil na plataforma Roblox. Anais De Artigos Do Seminário Internacional De Pesquisas Em Midiatização E Processos Sociais, 1(7). https://anais.midiaticom.org/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/2015