Manifestações religiosas no futebol em tempos de midiatização: Dos Atletas de Cristo ao caso do jogador Feijão, filho de Ogum

Autores

  • Pedro Vasconcelos Costa e Silva Unisinos
  • João Damasio da Silva Neto Unisinos

Palavras-chave:

Futebol, Manifestações religiosas, Circulação, Midiatização, Racismo

Resumo

Este estudo trata das manifestações religiosas no futebol em tempos de midiatização. Recuperando as relações intrínsecas e primordiais entre o esporte e a religiosidade, bem como suas formas de negociar uma permanência secular na Modernidade, este trabalho contrapõe duas experiências distintas. De um lado, as manifestações religiosas na sociedade dos meios, identificando aí a aderência neopentecostal, exemplificada no caso dos Atletas de Cristo. De outro lado, com a sociedade em midiatização, atentamos para processualidades emergentes, sobretudo com as formas de presença de religiões de matrizes africanas no futebol. Analisando a circulação do caso do jogador Feijão, filho de Ogum, inferimos acerca de tensões e espraiamentos das manifestações religiosas na sociedade em midiatização.

Biografia do Autor

  • João Damasio da Silva Neto, Unisinos

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Jornalismo (Faculdade Araguaia). Tem interesse em teoria e método da comunicação e estuda na interface com a antropologia da religião, com foco em espiritismo, imaginário e midiatização.

Downloads

Publicado

2022-11-07